Ecografia / Ultrassonografia

A ecografia é um exame que não ocasiona dor. Ele emite ondas sonoras que geram imagens dos órgãos e estruturas dentro do corpo. É um exame comum e a maior parte das pessoas já fez ou vai fazer ao longo da sua vida. Usado para a detecção de uma série de doenças, ele serve como complemento tanto como para diagnóstico quanto para tratamento das afecções. Isso porque embasa diagnósticos e potencializa a adoção de determinados tratamentos.

O ultrassom é um som de alta frequência que não pode ser ouvido, no entanto pode ser emitido e detectado por máquinas especiais. A ecografia digital é um exame de diagnóstico médico que trabalha com equipamentos de ultrassom de última geração.

Mediante o uso dos aparelhos, é possível realizar avaliações de cunho obstétrico, além de permitir o diagnóstico e tratamento de diversas afecções que afetam os órgãos. Através deste exame é possível identificar lesões dos tecidos moles. Alguns tipos de ecografia digital são: transvaginal, obstétrica, fígado, vesícula biliar e vias, pescoço.

O que é uma Ecografia Digital?

A ecografia digital é um exame complementar não invasivo que oferece bastante informação sobre o estado fisiológico ou patológico de qualquer tecido mole, sendo um dos pilares fundamentais nos quais o diagnóstico por imagem é baseado.

A ultrassonografia, também conhecida como ecografia é considerado um procedimento plenamente seguro e não ocasiona dor. As imagens produzidas no interior do corpo mediante ondas sonoras são de grande valia para a indicação de tratamentos e detecção de doenças simples quanto de difícil tratamento. A realização da ultrassonografia faz uso de um transdutor de tamanho pequeno e gel que se coloca diretamente na pele.
Graças à captura das imagens em tempo real, é possível verificar tanto a estrutura quanto o movimento dos órgãos internos. Além disso, a ultrassonografia possibilita a verificação do fluxo sanguíneo e as condições dos vasos como veias e artérias.

Quando é necessário verificar estas estruturas, o médico pode solicitar a realização do Doppler. Este exame tem como função avaliar o fluxo sanguíneo dos principais vasos do corpo localizados na cabeça, pernas, braços, pescoço e abdome.

No que concerne às ecografias digitais realizadas para diagnósticos e tratamentos da área obstétrica, a tecnologia 3D/4D tem facilitado o entendimento das imagens. Além disso, as imagens possibilitam uma melhor compreensão das características do feto.

Muitas pessoas acreditam que devido aos pouquíssimos riscos oferecidos, à qualidade das imagens e à confiabilidade do exame, ele seja caro. No entanto, é exatamente o contrário, é um exame com excelente custo-benefício, incluído em muitos planos de saúde, mas também pelo Sistema Único de Saúde.

Como funciona o exame?

A ultrassonografia é um exame também conhecido como ultrassom ou ecografia. Este é um exame para diagnóstico de afecções ou condições críticas do organismo. Ele serve para verificar em tempo real qualquer tecido ou órgão do corpo humano.

No que concerne às suas funcionalidades. A ultrassonografia pode ser solicitada quando há intenção de averiguar o motivo de certa dor nos flancos, costas ou abdome. Além disso, ele pode ser pedido quando é necessário efetuar o diagnóstico de uma gravidez, averiguar o desenvolvimento de fetos, doenças do trato reprodutor.

O ultrassom também serve para visualizar as condições estruturais das articulações, músculos, tendões e demais partes do corpo humano. Para que sejam conseguidos bons resultados, sugere-se que o exame seja realizado em um hospital, clínica ou laboratório que seja confiável e ofereça segurança. Neste sentido, recomenda-se que ele seja realizado em um centro de saúde onde sejam disponibilizados profissionais capacitados e devidamente credenciados.

A ultrassonografia é realizada com o paciente deitado em uma maca e com o local de averiguação descoberto. O médico então, que realiza o exame, distribuirá um pouco de gel no local e posicionará um transdutor em cima do gel.

Posteriormente, ele deslizará o aparelho pela pele. A partir de então, o aparelho irá efetuar imagens que poderão ser visualizadas em um computador e logo após serão analisadas por um médico.

Depois de finalizar o exame, o médico ou enfermeiro precisará retirar o gel. Às vezes, é comum que o profissional ofereça ao paciente um lenço de papel para que o paciente retire o gel do local. Após a realização do exame a pessoa já pode ir para a casa.

Para quem está indicado o exame?

O grande desenvolvimento da técnica faz que seu uso seja extremamente extenso. Assim, a sua realização depende das indicações médicas. Muitas vezes, o ultrassom é o primeiro exame solicitado pelo profissional especialista.

Conforme o seu resultado, demais exames poderão ser solicitados.

O desenvolvimento da tecnologia tem sido imprescindível para que a ecografia tomasse novos rumos na área médica. Inicialmente, ela foi usada para controlar gestações, isso porque é um exame extremamente seguro tanto para mãe quanto para feto.

Embora ela tenha sido usada para este fim, hoje em dia, a maior parte das especialidades fazem uso desta técnica. Neste sentido, é importante ressaltar que a ecografia não pode ser realizada unicamente na detecção de afecções que ocorram em estruturas corporais que tenham ossos ou ar.

É necessário fazer uma preparação prévia?

As ecografias usam ondas sonoras de alta frequência para permitir que os médicos possam visualizar as condições dos órgãos e demais estruturas do corpo humano. Uma ecografia transvaginal, por exemplo, é um tipo de ecografia pélvica usada para ver os órgãos reprodutores como o útero, ovários, colo do útero e vagina.

No que concerne à preparação prévia, esta dependerá do tipo de ecografia a ser realizada. Sobre esta questão, o paciente é informado acerca da preparação quando solicita data para efetuar o procedimento não invasivo.

É importante ressaltar que as condições ótimas necessárias para a realização de uma ecografia variam conforme o órgão a ser estudado. Assim, a preparação varia desde sua total ausência até jejum, dieta, bexiga cheia e enemas de limpeza. Sobre os exames que não demandam preparo prévio podem ser citadas as ecografias de coração, extremidades, olhos, pescoço. Já os de abdome e pelve podem demandar cuidados anteriores.

Para realizar a ecografia de mamas é importante levar exames anteriores. O médico também poderá solicitar a apresentação de outros exames.

Cuidados posteriores a realização do exame

Como não é um exame invasivo, não requer a adoção de cuidados posteriores. Tampouco são descritos riscos decorrentes de sua realização. Assim sendo, a ultrassonografia ou ecografia digital é um exame extremamente seguro e não ocasiona males à saúde.

Principais problemas diagnosticados pelo exame

Quando se fala em saúde, é fundamental a realização de exames periódicos. Em muitas situações, o médico pode solicitar uma ultrassonografia digital a modo de prevenir afecções ou apenas complementar um check up. Uma das principais vantagens da realização do ultrassom é que ele oferece imagens claras dos órgãos. É considerado um dos exames mais relevantes na detecção de doenças como:

  • Cardíacas;
  • Dores abdominais decorrentes de problemas no sistema digestório;
  • Problemas no trato reprodutor;
  • Problemas na gravidez e com o feto;
  • Câncer de mama e outros tipos;
  • Doenças renais.

Existe contra-indicações?

Provavelmente, a ecografia seja o exame mais indolor e inofensivo na detecção e tratamento de doenças. Os ultrassons usados não ocasionam nenhum dano aos adultos, às crianças ou embriões. Esta segurança é fruto da potência da emissão das ondas dos aparelhos usados, as suas características garantem que nenhum dano à saúde seja produzido.

A importância de contar com uma clínica de qualidade

Embora o exame de ultrassom seja seguro, confiável, rápido e fácil de ser realizado, é fundamental que as pessoas tenham ciência da importância de procurar uma clínica reconhecida no mercado. Esta consideração é indispensável para que o exame realizado proporcione boas imagens e seja importante para embasar um determinado diagnóstico.

Antes de optar por uma clínica determinada, considere avaliar a reputação da mesma. Além disso, verifique a qualificação dos profissionais que fazem o atendimento.

No que concerne ao preço, nem sempre as opções mais baratas, são as melhores. Considerar uma solução mais equilibrada aos objetivos do paciente e do médico que solicitou o exame é a melhor alternativa. Vale a pena investir um pouco mais e considerar um melhor custo-benefício na hora de optar por uma ou outra clínica especializada.

Uma boa dica é contar com um centro de saúde que ofereça profissionais capacitados e orientados a proporcionar um atendimento de qualidade tanto em termos de contato com o público quanto no que concerne aos procedimentos de saúde. Confie em uma clínica reconhecida no mercado e obtenha resultados confiáveis.

 

Clínica da Mama em Brasília conta com recursos avançados para realização da Ecografia Digital.

MARQUE SUA CONSULTA OU EXAME

Ecografia / Ultrassonografia

A ecografia é um exame que não ocasiona dor. Ele emite ondas sonoras que geram imagens dos órgãos e estruturas dentro do corpo. É um exame comum e a maior parte das pessoas já fez ou vai fazer ao longo da sua vida. Usado para a detecção de uma série de doenças, ele serve como complemento tanto como para diagnóstico quanto para tratamento das afecções. Isso porque embasa diagnósticos e potencializa a adoção de determinados tratamentos.

O ultrassom é um som de alta frequência que não pode ser ouvido, no entanto pode ser emitido e detectado por máquinas especiais. A ecografia digital é um exame de diagnóstico médico que trabalha com equipamentos de ultrassom de última geração.

Mediante o uso dos aparelhos, é possível realizar avaliações de cunho obstétrico, além de permitir o diagnóstico e tratamento de diversas afecções que afetam os órgãos. Através deste exame é possível identificar lesões dos tecidos moles. Alguns tipos de ecografia digital são: transvaginal, obstétrica, fígado, vesícula biliar e vias, pescoço.

O que é uma Ecografia Digital?

A ecografia digital é um exame complementar não invasivo que oferece bastante informação sobre o estado fisiológico ou patológico de qualquer tecido mole, sendo um dos pilares fundamentais nos quais o diagnóstico por imagem é baseado.

A ultrassonografia, também conhecida como ecografia é considerado um procedimento plenamente seguro e não ocasiona dor. As imagens produzidas no interior do corpo mediante ondas sonoras são de grande valia para a indicação de tratamentos e detecção de doenças simples quanto de difícil tratamento. A realização da ultrassonografia faz uso de um transdutor de tamanho pequeno e gel que se coloca diretamente na pele.
Graças à captura das imagens em tempo real, é possível verificar tanto a estrutura quanto o movimento dos órgãos internos. Além disso, a ultrassonografia possibilita a verificação do fluxo sanguíneo e as condições dos vasos como veias e artérias.

Quando é necessário verificar estas estruturas, o médico pode solicitar a realização do Doppler. Este exame tem como função avaliar o fluxo sanguíneo dos principais vasos do corpo localizados na cabeça, pernas, braços, pescoço e abdome.

No que concerne às ecografias digitais realizadas para diagnósticos e tratamentos da área obstétrica, a tecnologia 3D/4D tem facilitado o entendimento das imagens. Além disso, as imagens possibilitam uma melhor compreensão das características do feto.

Muitas pessoas acreditam que devido aos pouquíssimos riscos oferecidos, à qualidade das imagens e à confiabilidade do exame, ele seja caro. No entanto, é exatamente o contrário, é um exame com excelente custo-benefício, incluído em muitos planos de saúde, mas também pelo Sistema Único de Saúde.

Como funciona o exame?

A ultrassonografia é um exame também conhecido como ultrassom ou ecografia. Este é um exame para diagnóstico de afecções ou condições críticas do organismo. Ele serve para verificar em tempo real qualquer tecido ou órgão do corpo humano.

No que concerne às suas funcionalidades. A ultrassonografia pode ser solicitada quando há intenção de averiguar o motivo de certa dor nos flancos, costas ou abdome. Além disso, ele pode ser pedido quando é necessário efetuar o diagnóstico de uma gravidez, averiguar o desenvolvimento de fetos, doenças do trato reprodutor.

O ultrassom também serve para visualizar as condições estruturais das articulações, músculos, tendões e demais partes do corpo humano. Para que sejam conseguidos bons resultados, sugere-se que o exame seja realizado em um hospital, clínica ou laboratório que seja confiável e ofereça segurança. Neste sentido, recomenda-se que ele seja realizado em um centro de saúde onde sejam disponibilizados profissionais capacitados e devidamente credenciados.

A ultrassonografia é realizada com o paciente deitado em uma maca e com o local de averiguação descoberto. O médico então, que realiza o exame, distribuirá um pouco de gel no local e posicionará um transdutor em cima do gel.

Posteriormente, ele deslizará o aparelho pela pele. A partir de então, o aparelho irá efetuar imagens que poderão ser visualizadas em um computador e logo após serão analisadas por um médico.

Depois de finalizar o exame, o médico ou enfermeiro precisará retirar o gel. Às vezes, é comum que o profissional ofereça ao paciente um lenço de papel para que o paciente retire o gel do local. Após a realização do exame a pessoa já pode ir para a casa.

Para quem está indicado o exame?

O grande desenvolvimento da técnica faz que seu uso seja extremamente extenso. Assim, a sua realização depende das indicações médicas. Muitas vezes, o ultrassom é o primeiro exame solicitado pelo profissional especialista.

Conforme o seu resultado, demais exames poderão ser solicitados.

O desenvolvimento da tecnologia tem sido imprescindível para que a ecografia tomasse novos rumos na área médica. Inicialmente, ela foi usada para controlar gestações, isso porque é um exame extremamente seguro tanto para mãe quanto para feto.

Embora ela tenha sido usada para este fim, hoje em dia, a maior parte das especialidades fazem uso desta técnica. Neste sentido, é importante ressaltar que a ecografia não pode ser realizada unicamente na detecção de afecções que ocorram em estruturas corporais que tenham ossos ou ar.

É necessário fazer uma preparação prévia?

As ecografias usam ondas sonoras de alta frequência para permitir que os médicos possam visualizar as condições dos órgãos e demais estruturas do corpo humano. Uma ecografia transvaginal, por exemplo, é um tipo de ecografia pélvica usada para ver os órgãos reprodutores como o útero, ovários, colo do útero e vagina.

No que concerne à preparação prévia, esta dependerá do tipo de ecografia a ser realizada. Sobre esta questão, o paciente é informado acerca da preparação quando solicita data para efetuar o procedimento não invasivo.

É importante ressaltar que as condições ótimas necessárias para a realização de uma ecografia variam conforme o órgão a ser estudado. Assim, a preparação varia desde sua total ausência até jejum, dieta, bexiga cheia e enemas de limpeza. Sobre os exames que não demandam preparo prévio podem ser citadas as ecografias de coração, extremidades, olhos, pescoço. Já os de abdome e pelve podem demandar cuidados anteriores.

Para realizar a ecografia de mamas é importante levar exames anteriores. O médico também poderá solicitar a apresentação de outros exames.

Cuidados posteriores a realização do exame

Como não é um exame invasivo, não requer a adoção de cuidados posteriores. Tampouco são descritos riscos decorrentes de sua realização. Assim sendo, a ultrassonografia ou ecografia digital é um exame extremamente seguro e não ocasiona males à saúde.

Principais problemas diagnosticados pelo exame

Quando se fala em saúde, é fundamental a realização de exames periódicos. Em muitas situações, o médico pode solicitar uma ultrassonografia digital a modo de prevenir afecções ou apenas complementar um check up. Uma das principais vantagens da realização do ultrassom é que ele oferece imagens claras dos órgãos. É considerado um dos exames mais relevantes na detecção de doenças como:

  • Cardíacas;
  • Dores abdominais decorrentes de problemas no sistema digestório;
  • Problemas no trato reprodutor;
  • Problemas na gravidez e com o feto;
  • Câncer de mama e outros tipos;
  • Doenças renais.

Existe contra-indicações?

Provavelmente, a ecografia seja o exame mais indolor e inofensivo na detecção e tratamento de doenças. Os ultrassons usados não ocasionam nenhum dano aos adultos, às crianças ou embriões. Esta segurança é fruto da potência da emissão das ondas dos aparelhos usados, as suas características garantem que nenhum dano à saúde seja produzido.

A importância de contar com uma clínica de qualidade

Embora o exame de ultrassom seja seguro, confiável, rápido e fácil de ser realizado, é fundamental que as pessoas tenham ciência da importância de procurar uma clínica reconhecida no mercado. Esta consideração é indispensável para que o exame realizado proporcione boas imagens e seja importante para embasar um determinado diagnóstico.

Antes de optar por uma clínica determinada, considere avaliar a reputação da mesma. Além disso, verifique a qualificação dos profissionais que fazem o atendimento.

No que concerne ao preço, nem sempre as opções mais baratas, são as melhores. Considerar uma solução mais equilibrada aos objetivos do paciente e do médico que solicitou o exame é a melhor alternativa. Vale a pena investir um pouco mais e considerar um melhor custo-benefício na hora de optar por uma ou outra clínica especializada.

Uma boa dica é contar com um centro de saúde que ofereça profissionais capacitados e orientados a proporcionar um atendimento de qualidade tanto em termos de contato com o público quanto no que concerne aos procedimentos de saúde. Confie em uma clínica reconhecida no mercado e obtenha resultados confiáveis.

 

Clínica da Mama em Brasília conta com recursos avançados para realização da Ecografia Digital.

OUTROS EXAMES

MARQUE SUA CONSULTA OU EXAME:

Para Agendar Consultas, Exames e Procedimentos.
(61) 3213 6625