Que tipo de doenças um angiologista trata?

A angiologia é uma especialidade médica dedicada a cuidar do sistema circulatório, que é formado por vasos sanguíneos (veias e artérias) e vasos linfáticos. No Brasil, atuando juntamente com a cirurgia vascular, o angiologista tem a responsabilidade de estudar e diagnosticar as doenças vasculares que possuem tratamento clínico, ou seja, sem cirurgias e o cirurgião vascular corrige as doenças por meio cirúrgico.

A angiologia é muito procurada para tratamentos de varizes, microvarizes e vazinhos que afetam a maioria das mulheres, interferindo na saúde e na estética. A especialidade do angiologista é tratar as doenças circulatórias em sua fase inicial e, também, realizar a prevenção delas, orientando a medicação, os cuidados com a alimentação e hábitos saudáveis.

Outras doenças diagnosticadas pela angiologia são: acidente vascular cerebral (AVC), trombose venosa, aneurismas, pé diabético, lesões das artérias carótidas, síndrome de Raynaud, arteriosclerose, fístulas arteriovenosas, neuropatia diabética, entre outras. Quando a doença já está em um estágio avançado ou o quadro se agrava, o angiologista avalia o caso e orienta a ação junto ao cirurgião vascular.

A consulta com um angiologista é muito importante, pois a avaliação dele é essencial para se ter um diagnóstico precoce de doenças vasculares sendo mais fácil de se tratar, pois quanto mais avançado for o quadro clínico do paciente, mais difícil será o tratamento.

As doenças dos vasos sanguíneos e linfáticos são quase sempre silenciosas, pois os sintomas só aparecem quando estão em estágios mais avançados. Por isso é importante buscar a prevenção.

Principais casos que chegam ao angiologista:

• Dor e inchaço nos membros;
  • Sensação de peso nas pernas;
  • Alteração de temperatura;
  • Dormência na panturrilha;
  • Formigamentos;
  • Câimbras;
  • Cansaço dos membros inferiores;
  • Dificuldade para caminhar;
  • Coceira;
  • Veias azuladas ou arroxeadas;
  • Queimação nas plantas dos pés e nas pernas.

Algumas razões da importância de consultar o angiologista:

• Diagnosticar doenças vasculares precocemente;
  • Prevenir o Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Orientação correta sobre os cuidados diários;
  • Diminuir incidência de complicações vasculares em diabéticos;
  • Prevenir e controlar tromboses;
  • Prevenir complicações das doenças das artérias (Arteriosclerose), como a amputação de membros;
  • Tratar de varizes para resgatar o bem-estar e a autoestima.

O sistema vascular é fundamental para o bom funcionamento de todo o corpo humano. É por meio dele que nutrientes e oxigênio são transportados para as células.

A angiologia é uma área tão delicada e que nos permite cuidar dessa parte que muitas vezes é esquecida.

Arquivo em: — Clínica da Mama @ 26/04/2017, 14:21

Que tipo de doenças um angiologista trata?

Principais casos que chegam ao angiologista:

• Dor e inchaço nos membros;
  • Sensação de peso nas pernas;
  • Alteração de temperatura;
  • Dormência na panturrilha;
  • Formigamentos;
  • Câimbras;
  • Cansaço dos membros inferiores;
  • Dificuldade para caminhar;
  • Coceira;
  • Veias azuladas ou arroxeadas;
  • Queimação nas plantas dos pés e nas pernas.

Algumas razões da importância de consultar o angiologista:

• Diagnosticar doenças vasculares precocemente;
  • Prevenir o Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Orientação correta sobre os cuidados diários;
  • Diminuir incidência de complicações vasculares em diabéticos;
  • Prevenir e controlar tromboses;
  • Tratar de varizes para resgatar o bem-estar e a autoestima.

Arquivo em: — Clínica da Mama @ 26/04/2017, 14:21