O câncer de mama é uma das doenças mais graves e que pode se desenvolver em qualquer mulher, independente da idade ou hereditariedade. Como a grande maioria das doenças, manifesta-se através de certos sinais no corpo, que podem ser os mais discretos e passar despercebidos por muitas pessoas. Conheça alguns sintomas que podem indicar o desenvolvimento de um câncer de mama:
- Perda brusca de peso: por mais que para algumas mulheres essa seja uma boa notícia, a perda de 5 quilos ou mais de forma repentina sem explicação aparente pode ser um sintoma de câncer de mama.
- Fadiga: para além do cansaço comum após uma atividade física ou rotina, uma fadiga crônica deve ser observada.
- Sangramentos ou hemorragias: Um dos sinais de câncer ou alguma outra doença são pequenos sangramentos sem causa aparente, nesse caso, principalmente nos mamilos.
- Nódulos: Toda alteração ou nódulo deve ser examinado e acompanhado clinicamente, pois mesmo que não seja um câncer, pode vir a se transformar em um.
- Alterações na pele: Um dos sintomas de um possível câncer de mama são alterações na pele do seio e axilas, que podem ser vermelhidões, feridas, mudanças de cor, celulite exagerada com um aspecto de “casca de laranja”.
- Afundamento do mamilo: No auto exame, os mamilos devem ser sempre observados para verificar se não há um afundamento em seu formato.
- Dores nas mamas: quando um nódulo se desenvolve, é comum que as mulheres sintam as mamas doloridas, sem causa aparente.
- Mudança no tamanho das mamas: observe sempre o tamanho de suas mamas, se alguma está inflamada, inchada ou apresenta alguma alteração em sua forma. Além do formato, mudanças na textura da mama também necessitam de maior atenção.
- Secreções: na maioria das vezes, secreções nas mamas não são sinal de um problema maior e desaparecem sozinhas, porém, podem também ser um sintoma de câncer e por isso, precisam ser observadas.
O que fazer se eu apresentar algum desses sinais?
A grande maioria dos sinais descritos acima podem indicar tanto câncer de mama quanto o aparecimento de outras doenças e, por isso, a mulher deve fazer o autoexame periodicamente e sempre que perceber qualquer alteração em seu corpo, procurar um ginecologista ou mastologista para exames mais precisos. Quanto antes o diagnóstico for realizado, maiores serão as chances de sucesso do tratamento.
Arquivo em: — Clínica da Mama @ 17/11/2016, 14:16