Quais os procedimentos após o prognóstico de câncer de mama?

O câncer de mama é uma doença que acomete cada vez mais homens e mulheres. E embora raro, ele também pode afetar os homens. Com tratamentos e diagnósticos cada vez menos agressivos, o câncer de mama é visto hoje como um inimigo que pode ser vencido, graças ao aprimoramento e emprego de tecnologia já no início da descoberta da doença.

No entanto, a efetividade do tratamento depende do tipo de malignidade, já que diversas modalidades de tratamento podem ser utilizadas nas diversas etapas do carcinoma de mama. Mas quais os procedimentos após o prognóstico de câncer de mama? Vejamos alguns detalhes importantes que devem ser levados em consideração.

Recebendo o diagnóstico de câncer de mama

Receber a notícia de diagnóstico de câncer não é nada fácil. Por isso, é fundamental manter uma conversa aberta com o médico de forma a saber sobre o tipo de câncer de mama, o tamanho e a localização, entre outras dúvidas que devem ser esclarecidas o quanto antes.
Também é recomendável conversar sobre as opções de tratamento e quais os benefícios e riscos. Durante as visitas ao médico, é fundamental que a paciente tenha um acompanhante para ajudar a superar o prognóstico. Assim, se não conseguir fazer perguntas após ouvir o diagnóstico, o acompanhante poderá fazê-las.

Algumas perguntas devem fazer parte do rol de indagações do paciente ao médico:

Qual é o tipo de câncer?
Em que fase está o câncer?
Quais as opções de tratamento?
Quais os efeitos colaterais de cada tratamento?
Como o tratamento vai afetar a vida diária?
Existem restrições que devem ser seguidas?

Tratamentos para câncer de mama

Com o avanço da medicina e da tecnologia inúmeros tratamentos estão disponíveis no mercado. É através do médico que o paciente poderá saber como serão as etapas do tratamento e quais os riscos e benefícios.

Entre alguns objetivos do tratamento do câncer de mama se destacam:

• Cura: depende muito da situação do paciente. Neste caso, o tratamento é alcançar a cura, permitindo que o paciente tenha uma vida normal após o prognóstico;
  • Tratamento primário: o objetivo é remover por completo o câncer de mama ou matar as células cancerosas. Tanto a radioterapia quanto a quimioterapia podem ser utilizados como tratamento primário, mas o mais comum é a cirurgia;
  • Tratamento adjuvante: o objetivo é matar todas as células que podem permanecer após o tratamento primário, a fim de reduzir as chances do câncer voltar. Qualquer tratamento do cancro pode ser utilizado como terapia adjuvante, que incluem radioterapia, quimioterapia e terapia hormonal.
  • Tratamento paliativo: neste caso o objetivo é reduzir os efeitos colaterais do tratamento ou sinais e sintomas causados pelo câncer em si. Cirurgia, terapia hormonal e quimioterapia podem ser utilizados para aliviar os sinais e sintomas. Além disso, alguns medicamentos podem ser utilizados para este fim.

Expectativas

Os resultados após o prognóstico do câncer dependem do tipo de cancro e do paciente. Alguns podem ser curados com mais facilidade e outros podem ser incuráveis, mesmo passando por um bom tratamento. Ainda, muitos pacientes podem viver anos com o câncer de mama. Outros, infelizmente são rápidos e fatais. Por isso que exame periódico, é muito importante para a identificação do câncer no estagio inicial, pois os tratamentos respondem melhor e a taxa de cura é maior.

Arquivo em: — Clínica da Mama @ 09/08/2017, 08:00

Recebendo o diagnóstico de câncer de mama

Algumas perguntas devem fazer parte do rol de indagações do paciente ao médico:

Qual é o tipo de câncer?
Em que fase está o câncer?
Quais as opções de tratamento?
Quais os efeitos colaterais de cada tratamento?
Como o tratamento vai afetar a vida diária?
Existem restrições que devem ser seguidas?

Tratamentos para câncer de mama

Entre alguns objetivos do tratamento do câncer de mama se destacam:

Expectativas

Arquivo em: — Clínica da Mama @ 09/08/2017, 08:00