O câncer de mama é o mais comum entre mulheres do mundo inteiro, segundo pesquisas do INCA, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Realizar o autoexame todo mês e consultar um ginecologista e/ou mastologista para fazer um check-up e exames como a mamografia, a ultrassonografia mamária e a ressonância magnética, ao menos uma vez ao ano é essencial para detectar possíveis nódulos.
A biópsia é a remoção de uma quantidade pequena de tecido para análise, por um patologista. Dessa forma, o profissional especializado consegue diagnosticar se há ou não a presença da doença e se houver, qual seu tipo.
Há várias biópsias, cada uma indicada para uma situação específica. A Core Biópsia é realizada com uma agulha grossa calibre 14 acoplada a uma pistola especial, que movimenta a agulha dentro da lesão e pode ser guiada por um ultrassom ou mamografia. Esse procedimento aspira pequenas amostras de tecido, que são encaminhados para análise anatomopatológica. Antes da agulha ser inserida na lesão, o paciente recebe uma anestesia local e a biópsia é simples, rápida, com mais chances de detectar e diferenciar o carcinoma e segura, não sendo necessária a internação da paciente, por ser realizada em nível ambulatorial. A core biópsia exige menos tempo de recuperação e geralmente não deixa cicatrizes. Quando o procedimento é finalizado, é feita uma compressa no local para evitar sangramentos e depois é feito um curativo na área, que deve ser trocado no dia seguinte.
Quais cuidados tomar antes e depois da biópsia?
-
Interromper o uso de anticoagulantes e ácido acetilsalicílico por aproximadamente 5 dias antes e depois do exame
-
Permanecer em repouso por algumas horas, o que pode variar de acordo com os casos e não fazer exercícios físicos por 3 dias
-
Tomar cuidado com o local da biópsia
-
Entrar em contato com seu médico caso sentir algo anormal, como febre alta, sangramento ou vermelhidão
-
Não molhar o curativo feito, por no mínimo 24 horas
-
Comparecer ao exame com roupas confortáveis
Por meio da core biópsia, o material do paciente será analisado. Hematomas, inchaço na mama e dores leves no local são alguns sintomas que podem aparecer em decorrência do exame.
Arquivo em: — Clínica da Mama @ 29/07/2016, 18:29