O exame de estereotaxia é indicado para localizar micro-calcificações ou nódulos não palpáveis na mama. No exame é feito a biópsia com o objetivo de retirar o material para um estudo de diagnóstico. Confira mais informações sobre o o exame de estereotaxia e a sua indicação!
Como é realizada a estereotaxia?
A estereotaxia digital é uma máquina que tem a capacidade de encontrar de forma específica a região em que ocorrerá a biópsia. É possível definir com exatidão onde está a mudança com as radiografias que são obtidas de vários ângulos.
No exame, o paciente fica deitado e a mama é inserida no aparelho e depois é comprimida, assim como acontece no exame de mamografia, mas com mais leveza, para que a mama fique em uma mesma posição durante todo o procedimento. Durante o exame é altamente recomendado que a paciente não se mexa, já que como será feito um agulhamento, qualquer movimento pode mudar a área da punção. Com a paciente totalmente imóvel, o médico acha a alteração e então realiza a assepsia da mama. Uma anestesia local é aplicada e depois é feita a retirada dos fragmentos.
Benefícios do exame de estereotaxia
O exame de estereotaxia traz diversos benefícios ao paciente, como por exemplo a retirada de maiores fragmentos em uma única perfuração.
Depois do procedimento a paciente é levada para uma área de recuperação para ficar em observação por um período de até 40 minutos. Um curativo é colocado na região para comprimir a mama e evitar hematomas.
Arquivo em: — Clínica da Mama @ 04/03/2016, 18:08