Em outubro acontece a maior campanha de conscientização para a saúde da mulher. É o Outubro Rosa, um mês inteiro dedicado à importância do diagnóstico do câncer de mama. A iniciativa simbolizada por um laço cor de rosa surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos e hoje é celebrada em todo o mundo.
No Brasil, a comemoração começou em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com luz cor de rosa. A iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes aos cuidados com o câncer. Desde então, todos os anos a campanha recebe destaque através de eventos, como caminhadas e multirões de exames, e com a iluminação de monumentos importantes, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Congresso Nacional, em Brasília.
A doença é a que mais mata mulheres em todo o mundo. Só no Brasil, segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), o câncer de mama mata mais 13 mil mulheres por ano. Os homens também são vítimas da doença, porém em número muito menor. Estima-se que em apenas 1% dos casos eles são afetados.
Há possibilidade de 95% de cura, desde que seja diagnosticada no inicio do problema. Por isso, é importante que a mulher fique atenta à saúde ao corpo para perceber os sintomas e com qualquer estranhamento, como surgimento de pequenos nódulos, mudança de espessura da pele dos seios ou secreção nas mamas ela deve procurar um médico.
Arquivo em: — Clínica da Mama @ 08/10/2014, 20:19