Você sabe o que é a gerontologia? De maneira geral, a gerontologia concede ao profissional um entendimento a respeito tanto da velhice quanto do envelhecimento. Essa compreensão se baseia em questões emocionais, sociais e biológicas.
Segundo o Guia do Estudante, o ensino desta profissão se iniciou no Brasil há cerca de 10 anos. A primeira instituição nacional a oferecer formação em gerontologia foi Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP). Hoje em dia, existem diversas faculdades, pós-graduações e especializações disponíveis.
O que é a gerontologia?
Contando com aspecto generalista, esse profissional pode atuar em diversas áreas em função do envelhecimento cada vez mais acelerado no Brasil. Em vários casos, o gerontólogo é indicado para assumir a criação e/ou gestão de iniciativas assistenciais para a terceira idade.
A intenção é desenvolver atividades para promover saúde no ambiente público ou corporativo. A gerontologia enxerga o envelhecimento como algo natural, planejando o envelhecimento de modo ativo e equilibrado. O envelhecimento ativo é um método de aproveitamento de chances para melhorar a integridade física e mental.
Com ajuda de um profissional de gerontologia, é possível desenvolver meios para elevar a qualidade de vida e segurança dos indivíduos. Tudo isso pode ser feito com calma, conhecimento e equilíbrio ao longo dos anos.
Envelhecimento da população ao redor do mundo
Conforme dados do Fundo da População das Nações Unidas (UNFPA), na década de 1950, os jovens correspondiam a 34% da população. Nos dias de hoje, esse número recuou nove pontos, atingindo somente 25%.
Em contrapartida, a terceira idade representa 12% dos habitantes do mundo inteiro. A estimativa da UNFPA é que essa taxa atinja 21% em 2050.
Existem dois aspectos que justificam esse envelhecimento da população do planeta. O primeiro deles é a queda na taxa de fertilidade. O segundo aspecto é a longevidade significativamente maior. Temos então menos pessoas nascendo e vivendo por muito mais tempo.
O aumento da longevidade pode ser explicado pela evolução da medicina e acesso da população à condições nutricionais e sanitárias apropriadas, derrubando os índices de mortalidade.
Importância da gerontologia nos dias de hoje
De modo geral, tudo está vinculado aos aspectos sociais e individuais, bem como as questões econômicas e ambientais. Estes elementos se interligam e fazem a diferença desde a tenra infância.
Segundo a OMS é possível decretar a qualidade do seu envelhecimento desde muito jovem. Os quesitos genéticos interferem em somente 25% da possibilidade de mortalidade. Os outros 75% variam pela realidade a sua volta e ao seu estilo de vida.
Fica evidente que algumas das condições para o envelhecimento podem ser aprimoradas com instruções de um profissional de gerontologia. Não basta praticar exercícios físicos e ter uma alimentação saudável.
Atualmente, é necessário estar atualizado a uma sociedade com mudanças rápidas para se manter socialmente ativo e em equilíbrio mental.
Quer saber mais sobre envelhecimento ativo e sadio? Tudo o que você precisa fazer é entrar no site oficial da Clínica da Mama e marcar uma consulta!
Arquivo em: Sem Categoria — Clínica da Mama @ 31/07/2018, 18:48