O HPV – Vírus do Papiloma Humano – é um vírus, que pode causar lesões como verrugas ou lesões precursoras de câncer no colo do útero feminino. Por ser um vírus transmitido pelo contato com a pele, é uma doença sexualmente transmissível. Esse vírus é atraído pelas células epiteliais ou escamosas do corpo e regiões úmidas, como vagina, ânus, colo uterino, vulva, cabeça do pênis, boca, garganta, traqueia, brônquios e pulmões. Mas, como fazer o diagnóstico do HPV?
Para o diagnóstico, é necessário a realização de exames periódicos. O exame de captura híbrida do HPV, realizada pelo médico ginecologista, com o auxílio da tecnologia, ajudam na detecção. O rápido diagnóstico se faz necessário, pois dependendo do tipo do vírus HPV, há grandes chances que se torne um câncer.
O risco de câncer através do HPV
Vários estudos foram divulgados, onde grande parte dos casos de infecção com o HPV acabaram levando ao câncer de colo uterino pelas mulheres.
Novo exame de captura híbrida
O exame de captura híbrida para a detecção do HPV tem alta acuracidade, Este exame poderá identificar 18 tipos de HPV, os do grupo A de baixo risco e os do grupo B, de alto risco de câncer.
O exame é feito da mesma forma como o papanicolau – é realizada uma raspagem de uma pequena amostra de muco vaginal, retirado do colo do útero e levado para análise. Como preparação para o exame, a mulher pode contactar um ginecologista de confiança e seguir alguns pré requisitos básicos. Dentre estes, é importante observar não ter relações sexuais por 03 dias antes da coleta, não ter usado ducha vaginal por uma semana e não estar menstruada.
O exame de captura híbrida para detecção do HPV ainda não é oferecido pela rede pública de saúde, somente por convênios ou atendimento particular. Faça seus exames periodicamente, para prevenção e cuidados com a saúde sexual.
Arquivo em: — Clínica da Mama @ 07/10/2016, 14:12