A punção mamária é um procedimento médico que consiste na aspiração do conteúdo do nódulo mamário através do posicionamento de uma agulha em seu interior. Seu principal objetivo é extrair uma amostra do tecido para verificação de suas características. Apesar de ser um procedimento invasivo e causar certo incômodo ao paciente, é importante como ação preventiva contra a possibilidade de desenvolvimento de tumores cancerígenos. É também um procedimento investigativo, pois detecta o tipo de nódulo e caso seja necessário algum tratamento, já indica as ações mais eficazes.
Por ser um exame de investigação, a punção mamária pode ser solicitada em diversos casos, sempre na detecção de uma lesão palpável ou não na mama que precise ser analisada.
Como é realizada a punção mamária?
Uma punção mamária pode ser feita por agulha fina ou agulha grossa, com introdução da mesma através da pele e parênquima, posicionamento desta no interior do nódulo e aspiração do conteúdo.
Na punção por agulha grossa do tipo core, a introdução da agulha na mama é feita mais de uma vez, a fim de retirar fragmentos de diversas posições dentro da lesão. Já na punção por agulha grossa do tipo mamotomia, a agulha utilizada é acoplada a um sistema a vácuo, que possibilita a retirada de toda a lesão através de cortes rotatórios, caso a benignidade do nódulo seja atestada.
Todo o procedimento é guiado por ultrassonografia, acompanhado pelo médico através de um monitor. Todo o material coletado é levado para exames posteriores. Essa análise determinará se o nódulo em questão é benigno ou maligno e, por conseguinte, os possíveis tratamentos para tal.
Punção mamária dói?
A punção mamária é um procedimento rápido e realizado com anestesia local. Por conta da anestesia, não há dor no momento do procedimento. No período posterior de recuperação é possível alguma dor. De qualquer forma, não é uma dor forte, sendo sentida por muitas mulheres como um incômodo e sensibilidade na região da mama.
Não é necessário um preparo prévio da paciente para fazer a punção mamária, sendo exigido apenas que ela leve consigo os exames anteriores para análise médica e que chegue pontualmente para o exame.
Arquivo em: — Clínica da Mama @ 27/12/2016, 17:35