O tempo passa e a idade chega para todo mundo, trazendo consigo alguns reflexos para a saúde. É importante tomar iniciativa e procurar um acompanhamento geriátrico. A geriatria é uma área da medicina que trata e previne doenças relacionadas à velhice. Assim como as crianças têm o pediatra e os adultos têm o clínico geral, os idosos devem ter a saúde acompanhada por um médico geriatra.
A saúde da mulher passa por fases mais complicadas do que a do homem, e o indicado é que ela procure o geriatra logo que a menopausa apareça (por volta dos 55 anos), fase essa que um geriatra poderá ajudar e muito.
A mulher de hoje em dia ainda se parece com a de décadas atrás, no fato de querer se dedicar à família, na organização do lar, em ser o alicerce para todos que precisam, mas se difere no aspecto de também cuidar de si mesma, ter suas próprias aspirações pessoais e profissionais.
De acordo com as estatísticas, a mulher vive em média de 8 a 10 anos a mais do que o homem, portanto sua velhice dura mais tempo. Alterações físicas e mentais são naturais no processo de envelhecimento, mas a geriatria pode prolongar a vida, oferecendo mais qualidade, bem-estar, autonomia e uma vida mais produtiva.
Bons hábitos como: alimentação adequada, atividade física, não fumar, controlar o peso, não abusar do álcool, entre outros; ajudam a envelhecer com mais saúde, mas como o organismo do idoso apresenta características diferenciadas, a consulta com o geriatra também se faz necessária.
É importante consultar o geriatra quando:
- Se busca prevenção e orientações de como envelhecer de forma saudável;
- Se precisa acompanhar o processo natural do envelhecimento;
- Se precisa acompanhar doenças, para evitar novas sequelas e reabilitar as já existentes;
- Se quer saber se alguma queixa é consequência da idade ou de alguma doença;
Arquivo em: — Clínica da Mama @ 05/04/2017, 13:30