Os cuidados com a gravidez envolvem alguns procedimentos de acompanhamento e exames pré-natal, que são importantes para garantir a saúde da gestante e do bebê.
O exame de ecografia não oferece nenhum risco para o feto, na verdade favorece melhores condições para verificar o interior do saco gestacional. Em geral, esse procedimento é realizado a partir da 11ª semana de gestação para a primeira ecografia , que avalia a anatomia fetal.
Esse é um exame de imagem que não provoca nenhuma possibilidade de sensação de desconforto ou dor, somente verifica por meio de imagens as condições e o desenvolvimento do embrião. O exame cria imagens por meio do ultrassom, quando o profissional passa sobre o abdômen da gestante o aparelho que contém uma sonda.
Para a mulher grávida, todos os procedimentos necessários que possam fornecer informações detalhadas sobre o desenvolvimento do filho durante a gestação são importantes, pois desse modo, com o acompanhamento detalhado, qualquer alteração é mapeada e comparada com os demais exames.
A ecografia permite fazer medição do tamanho do crânio do feto, com isso oferece informações mais precisas sobre a possível data do parto. Assim os pais podem se programar melhor e conversar com o médico responsável pelo acompanhamento pré-natal, para definir as melhores condições de internação, assim como todos os demais procedimentos para um parto com tranquilidade.
A ecografia obstétrica deve ser realizada em clínicas especializadas, que ofereça total apoio e acolhimento a gestante e a família, por profissionais que além da visão técnica, tenham conceito de acolhimento.
Arquivo em: — Clínica da Mama @ 28/10/2016, 11:52