Como a conscientização do câncer de mama ajuda a prevenir futuros problemas

Conscientização do câncer de mama

O Câncer de Mama está no primeiro lugar dentre as incidências de câncer entre as mulheres no Brasil. Diferentemente de outros tipos de câncer, os tumores que acometem as mamas podem apresentar alguns sintomas no corpo a serem verificados e identificados. Na ocorrência de um câncer de mama, existem vários tratamentos possíveis a serem indicados a depender do estágio do tumor e, se for identificado precocemente, poderá ser removido sem a necessidade de uma mastectomia.

A conscientização das mulheres para observarem o próprio corpo, identificarem modificações e realizarem ações preventivas é de suma importância para a identificação e tratamento precoce do câncer de mama.

Quais são os principais sintomas do câncer de mama nas mulheres?

Alguns sinais podem ser:

• caroço/nódulo fixo, endurecido e indolor;
  • pequenos nódulos nas regiões abaixo dos braços e pescoço;
  • pele da mama avermelhada e com textura similar a uma casca de laranja;
  • alterações no mamilo (bico do peito);
  • saída espontânea de líquido dos mamilos

O autoexame é uma das principais formas de identificar alterações nas mamas e, caso alguns desses sintomas seja percebido, é importante que a mulher procure imediatamente um profissional (ginecologista ou mastologista) para a realização de um diagnóstico.

Caso seja detectado precocemente, as chances de tratamento e cura do câncer de mama são muito maiores, chegando a até 90%. Além das observações naturais, é importante que mulheres acima de 40 anos façam mamografia pelo menos uma vez ao ano, mesmo que não percebam nenhum sintoma.

Existem medidas preventivas ao câncer de mama?

Segundo o INCA, práticas saudáveis de vida podem evitar em até 30% a incidência de casos de câncer de mama. Algumas dessas práticas incluem a prática de exercícios físicos, alimentação saudável, livre de gorduras, hormônios e conservantes em excesso, não fumar, evitar o consumo de álcool e manter uma faixa saudável de peso.

Quando se trata de câncer de mama, certamente, a prevenção e detecção precoce podem salvar vidas e, por isso, as ações de conscientização e movimentos de motivação à realização de exames preventivos tem uma importância privilegiada no combate ao câncer de mama.

Arquivo em: — Clínica da Mama @ 06/12/2016, 17:30

Conscientização do câncer de mama

Quais são os principais sintomas do câncer de mama nas mulheres?

Alguns sinais podem ser:

• caroço/nódulo fixo, endurecido e indolor;
  • pequenos nódulos nas regiões abaixo dos braços e pescoço;
  • pele da mama avermelhada e com textura similar a uma casca de laranja;
  • alterações no mamilo (bico do peito);
  • saída espontânea de líquido dos mamilos

Existem medidas preventivas ao câncer de mama?

Arquivo em: — Clínica da Mama @ 06/12/2016, 17:30