A angiologia é a especialidade médica que estuda as patologias relativas à circulação nas artérias, vasos linfáticos e veias. O especialista em angiologia ainda não possui reconhecimento nacional com uma especialidade em si, estando unificada ao segmento da cirurgia vascular.
O médico angiologista atua na assistência de doenças que não precisam ser submetidas a procedimentos cirúrgicos, embora sua atuação esteja intimamente ligada às responsabilidades delegadas à cirurgia vascular. No país, há normalmente uma vinculação da angiologia ao tratamento de varizes.
Entretanto, a função deste especialista cobre uma variedade de frentes. Dentre elas, estão o diagnóstico de doenças vasculares, a prevenção de ulcerações em membros acometidos por tromboses, prevenção e tratamento de linfoedemas (acumulação de linfa nos tecidos do corpo), embolia pulmonar, úlceras de estase em pacientes acometidos por problemas de insuficiência renal crônica e prevenção de amputações em pacientes portadores de aterosclerose (acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias). Sua função é basicamente atuar nos estágios inicias das doenças vasculares, prevenindo traumas de maior gravidade que possam levar o paciente a procedimentos cirúrgicos.
Em outros termos, o angiologista atuaria antecipando ao paciente os eventuais riscos do desenvolvimento de patologias, oferecendo-lhe um estudo clínico, terapias de prevenção, uso de medicamentos e realização de exames destinados a controlar o agravamento de patologias.
Qual a importância da angiologia?
O especialista em angiologia utiliza uma grande gama de métodos e técnicas de diagnóstico para tratamento das patologias. Dentre eles estão o eco doppler, a angiografia, fluxometria ultrassônica, laser doppler, capilaroscopia e esteira ergométrica.
A importância do especialista em angiologia é fundamental para erradicação de patologias, pois parte de sua função encontra-se no estudo clínico do quadro do paciente e nas recomendações que podem favorecer a melhoria de seu estado de saúde. Mais do que um especialista voltado a uma especialidade destinada aos cuidados relativos à estética, o angiologista também se ocupa da análise de casos relativos à traumas vasculares, linfagites, aneurismas arteriais, vasculites, tromboses profundas, dentre outros patologias relacionadas a artérias, veias e vasos sanguíneos.
A angiologia ainda é uma especialidade médica pouco conhecida, mas é sua importância tem sido fundamental para reduzir quadros de óbitos entre pacientes acometidos por patologias, pois ao encarregar-se do estudo, diagnóstico e tratamento clínico o angiologista pode prevenir a incidência de óbitos, o percentual de amputações em pacientes que sofrem de problemas diabéticos, a reincidência de casos de trombose e uma infinidades de problemas relativos ao sistema circulatório.
Arquivo em: — Clínica da Mama @ 04/05/2017, 17:28