A mulher tem várias fases relacionadas ao ciclo menstrual. E uma delas é o climatério, que se inicia depois dos 40 anos e se estende até o período da menopausa, ápice do climatério. Os ginecologistas costumam dividir em três fases: climatério, menopausa e pós-menopausa.
O climatério é a fase de transição do período reprodutivo ou fértil, para o não reprodutivo na vida da mulher. Se inicia quando os índices de estrógeno, hormônio produzido pelo óvulo, diminuem. Esta fase é bem caracterizada por aspectos físicos e emocionais e podem ser conturbados, caso a mulher não tenha uma vida saudável, como a prática de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada.
Características do período climatério
Entre algumas características comuns que aparecem neste período podemos citar:
● Irregularidades menstruais: é mais comum à mulher perceber o aumento da duração do ciclo;
● Calorões: outra característica comum são surtos de calorões, que costumam ocorrer no rosto, pescoço e tronco. Este efeito acomete cerca de 80% das mulheres.
● Aumento da irritabilidade: com a falta da produção do hormônio, vários são os efeitos na mulher, como aumento da irritabilidade, ansiedade e estresse. É preciso prestar atenção com a depressão, que costuma ser frequente nesta fase de mudança hormonal. .
● Aumento o risco de osteoporose: a partir dos 40 anos a mulher começa a perder tecido ósseo e é mais fácil ter osteoporose;
● Queda dos hormônios sexuais: com a queda dos hormônios no organismo da mulher, ocorrem alterações que estão relacionadas à diminuição da libido, aumento de infecções urinárias e prolapsos renais;
Prevenção e cuidados
Todas as características ou sintomas vão depender de mulher para mulher. Cada organismo age de uma forma e o estilo de vida da mulher também interfere, como o climatério será percebido.
Fazer atividade física, manter uma alimentação saudável, não beber e fumar podem diminuir os sintomas. Questões genéticas também podem interferir.
É importante também a prevenção. A partir dos 40 anos de idade, aumentam os riscos das mulheres nos casos de doenças sexualmente transmissíveis. Portanto, as mulheres precisam ir ao ginecologista regularmente, fazer o exame de mama, entre outros.
Arquivo em: — Clínica da Mama @ 21/05/2016, 13:52