Todas as pessoas que lutam ou já lutaram contra um câncer aprendem um jeito novo de encarar a alimentação e a sua importância para manter a imunidade em alta. No caso do câncer de mama não é diferente e requer alguns cuidados ainda mais especiais para ajudar a fortalecer o organismo.
As frutas e vegetais são primordiais no tratamento do câncer de mama. Alimentos enlatados, gordurosos, com muito sal e refrigerantes são os verdadeiros vilões e devem ser evitados não só por quem tem câncer, mas também por aqueles que nunca tiveram a doença. Cortar essa alimentação desregrada e nada saudável da dieta também ajuda a prevenir uma série de problemas de saúde, inclusive os vários tipos de câncer.
Lista de alimentos não indicados para pacientes com câncer
Para garantir um cuidado maior com a alimentação, as pacientes com câncer de mama podem optar pela melhora de suas refeições eliminando a ingestão de alimentos perigosos, tais como:
- Leite gordo;
- Queijos envelhecidos ou curados;
- Frios em geral;
- Salsichas, salames e defumados;
- Amendoim e seus derivados;
- Churrasco;
- Frituras em geral;
- Farinhas em geral;
- Café para não irritar o intestino, bem como chá preto;
- Refrigerantes, mesmo que light ou diet, não devem ser consumidos;
- Bebidas álcoolicas;
- Sucos artificiais;
- Água com gás, pois aumenta o desconforto gastrointestinal.
O ideal é aumentar o cardápio com tipos diferentes de frutas e verduras consumidos diariamente, água mineral em abundância, doces de maneira moderada e principalmente feitos de frutas e adoçados com mel. Estes são aliados no tratamento de câncer de mama.
Câncer de mama e os cuidados com a alimentação
As mulheres contam com um ponto positivo, pois apesar de cuidarem melhor da alimentação quando comparada ao homem, elas se adaptam melhor a esse novo estilo de vida, dando mais espaço a alimentos saudáveis e eliminando de vez os alimentos ruins que não trazem nenhum tipo de benefício para o corpo.
A soja tem se mostrado uma aliada importante no combate ao câncer, então o seu uso durante e após o tratamento é uma boa alternativa. Os alimentos ruins devem ser consumidos com cuidado após o tratamento, para não aumentar as chances de desenvolver novos tumores.
Arquivo em: — Clínica da Mama @ 29/01/2016, 15:01